Olibulls

Olibulls

OLIBULLS REBELS TEAM

OLIBULLS REBELS TEAM
Spartan, Onça e Mamute.

terça-feira, 7 de junho de 2011

BULLDOGUE CAMPEIRO, CONHEÇA MAIS E SAIBA AONDE COMPRAR!

BULLDOG CAMPEIRO BREVE RESUMO HISTÓRICO: o Bulldog Campeiro tem sua origem nos Bulldogs que vieram para o Brasil trazidos pelos imigrantes europeus desde o século XVII. Devido à criação de gado ser sempre forte na região sul, os Bulldogs eram bastante usados para capturar o gado selvagem que se criava em meio a um ambiente hostil de campo e mata nativa. Participou de grandes tropeadas sempre capturando o boi fujão. Nos matadouros, tinha participação ativa, solicitados para segurar um boi bravo sempre que fosse necessário. Os Bulldogs para o trabalho tiveram uma seleção quase natural, uma vez que os que eram muito baixos, levavam desvantagens em percorrer longas distâncias e em poder tracionar segurando o boi. E os que através do cruzamento com outra raça ficavam muito altos perdiam o instinto de pegador, a precisão de movimentos, além de ficarem vulneráveis às investidas dos bois com seus coices e chifradas.O que era considerado um bom cão? O corpo deveria ser forte, a cabeça larga com fortes maxilares; o focinho largo e forte, não curto como o atual Bulldog Inglês, nem tão comprido como o do Bullmastif, para que pudesse morder e segurar um boi independentemente do peso. Cão de temperamento vigilante e tranqüilo, com acentuado espírito de luta e companheirismo. Esse temperamento teria que ser tão obstinado que não conhecesse limites, e tão controlado que sempre obedecesse aos comandos do tropeiro. Assim, "selecionado na lida", nasceu o BULLDOG CAMPEIRO.
*** Extraído do Buldogue Brasil.
COMENTÁRIOS:
Eu fui propietário do primeiro Bulldogue Campeiro do Maranhão e só não me tornei criador dessa raça maravilhosa pelo fato de quê nem todas pessoas ligadas a raça são pessoas sérias, posso falar isso pois paguei a mais ou menos 7 anos um padreador e nunca recebi, pelo valor de 3.000 reias na época, por isso RECOMENDO O CANIL MOLOSSO Di JERIVÁ do meu amigo Fernando Starling, um cara sério de comprometimento com a cinofilia, ele é disparado o maior e melhor criador da raça; a procura de um Bulldogue Campeiro, abaixo aonde encontrar:
http://www.buldoguebrasil.com.br/index.htm

O Canil Molosso di Jerivá, Núcleo Rural Jerivá Chácara 137-B, Lago Norte, Brasília-DF, ocupa uma área de 30.000 m2, tendo como um dos seus limites o córrego Jerivá, afluente do Lago Paranoá.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

REBEL BULLS POR ANDRÉ REBELLO.

*** Extraído do blog oficial do canil Rebell Bulls
Entendendo o padrão dos Rebel Bulldogs (parte 1):
A partir de agora teremos mais essa sessão em nosso blog, uma das mais importantes até aqui. Julgamos ser uma forma mais clara de demonstrar o padrão do cão que criamos, pois a forma ilustrada e a exposição em tópicos faz com que seja muito atrativa e interessante ao contrário dos entediantes modelos de padrões raciais pouco práticos do ponto de vista da visualização do cão.

O ponto de partida a ser mostrado deve ser em relação a variação de tipias dentro da raça. Esse tipo de conceito é nosso, próprio dos Rebel Bulldogs e o primeiro canil do mundo a trabalhar com esse tipo de conceito com Olde English Bulldogges. Ele é baseado em justificativas históricas e em dedução lógica, fatores que serão amplamente discutidos em um segundo momento.

Abaixo então nós temos exemplos das três tipias preconizadas para os Rebel Bulldogs. As tipias que não se encaixarem dentro do que está sendo demosntrado serão consideradas inadequadas para o padrão.
No próximo tópico vamos falar de cada um deles separadamente.

Nas fotos em questão deve-se observar em especial a variação de formatos de cabeça.




Entendendo o padrão dos Rebel Bulldogs (parte 2) - tipo por tipo:
Falarei um pouco de cada tipo especificamente e suas características.
Começando pelo BALANCED, podemos citar particularidades interessantes. Esse é o tipo que traz mais confusão para os leigos ou os pouco familiarizados com a história dos antigos bulldogs. Como no geral as pessoas são influenciadas principalmente pela imagem do bulldog inglês atual, não é dificil entender que um cão sem o extremismo e com formas menos hipertipadas não seja visto como um bulldog. Na verdade, é muito provável que o bulldog antigo funcional, tinha formas muito mais equilibradas do que se imagina. Renomados autores e estudiosos da raça American Pit Bull Terrier se referem a este como a representação fidedigna do bulldog antigo. Outros citam bulldogs americanos pouco extremados como sendo um formato possível de bulldogs efetivos do passado. De fato é uma lógica indiscutível.
De qualquer forma os Rebel Bulldogs tipo balanced estão historicamente embasados como representantes de um tipo de Old Bulldogge, e mais, são os mais saudáveis em vários quesitos.
A comparação deles com os atuais American Bullies pode não ser ao acaso, pois segundo o que se sabe hoje, American Bullies são fruto de seleção utilizando American Staff e Pit Bulls suprimindo o sangue terrier e valorizando o sangue bull ou são cães com influência da inserção de bulldogs ao longo das gerações, ou seja mesma base genética do Rebel Bulldog mas com outro foco. Esse fato rendeu a eles o apelido de "bullies Rebel Bulls", dado por alguns amigos próximos. A titulo de comparação esses cães realmente estão próximos a linhas mais hipertipadas dos bullies.
É importante ressaltar que exemplares de focinho demasiadamente comprido e com ausência de prognatismo estão desqualificados como exemplares do tipo, embora ainda possam ser utilizados na fase atual como ferramenta de seleção.
Nada mais justo que deixar nesse post a foto do cão "Rebel Bulls Spyder". Na foto, o jovem de apenas 9 meses mostra o que foi tentado falar acima. Em breve colocaremos fotos atuais dele, para mostrar como se desenvolveu até chegar no exagero que é hoje. Confesso que não consigo imaginar onde vai chegar por volta dos dois anos de idade.


75 ANOS DEDICADOS AO AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER!

Staffordshire Terrier Club of América que existe desde 1.936 vai estar em festa durante 7 dias de festas, exposições de beleza, trabalho, adestramento, tudo que envolva a raça American Staffordshire Terrier, será no mês de outubro, são 75 anos dedicado a essa raça maravilhosa, tendo um clube comprometido com a raça, todos esses anos são a prova maior da dedicação a uma raça americana que ganhou o mundo.

Olivar Leite.