Olibulls

Olibulls

OLIBULLS REBELS TEAM

OLIBULLS REBELS TEAM
Spartan, Onça e Mamute.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

BULLBRAS - Conheça o padrão.








Padrão BullBras:
Versão 1.2
Março 2011







O padrão descrito abaixo foi redigido originalmente em 1999. Esta versão já apresenta pequenas adaptações e certamente outras irão ocorrer no transcorrer do projeto.


Nome da Raça: BullBras - Mnemônico de Bulldog Brasileiro
Obs: No início a raça teria o nome de “B5B” que significaria Bull Cinco Bs: Os cinco Bs fariam referências as cinco colorações possíveis: Blue (Azul); Black (Preto); Brown (Marrom); Brindle (Tigrado) e BuckSkin (Bege de Cara Preta).

Tipo: Molosso

País: Brasil

Porte: Médio

Motivações: 

1- Criar um cão bonito, tanto do ponto de vista canino, como do ponto de vista humano, ou seja, um cão com boa movimentação, saúde, temperamento e postura nobre, bem como que agrade ao olhar humano, com harmonia estética em suas formas, com cores intensas e pelagem com textura agradável ao toque;
2- Inserir mais uma raça nacional, visando o desenvolvimento da cinofilia brasileira, tanto no aspecto do estudo da genética e seus resultados, como no quesito cultural da significação do cão em sua histórica convivência com os seres humanos;
3- Desenvolver uma raça voltada essencialmente para companhia, visando ressaltar este aspecto dentro da cinofilia brasileira, com a visão de que esta será a qualidade mais valorizada dos canídeos no futuro;
4- A cinofilia nacional não tem historicamente uma raça especificamente selecionada para companhia. Os BullBras serão cães de companhia com temperamento alegre e atento;
5- O Projeto teve início prático a partir de outubro de 2006, com o cruzamento entre o cão: Boone´s Pioneer of the Canchin um Renascence Bulldogge com Ingra do Canchin uma American Pit Bull Terrier, que pertence à sétima geração dos APBTs da linha de sangue denominada “Canchin”;
6- As raças que comporão o BullBras são: American Pit Bull Terrier da linhagem Canchin, Renascence Bulldogge, Victorian Bulldogge, ambos também denominados Olde English Bulldogge, American Staffordshire Terrier, Staffordshire Bull Terrier, Bulldog Inglês e Buldogue Campeiro; Foram Incluídos O Boxer e o American Bulldog na Versão 1.2;
7- Desenvolver uma raça moderna, adaptada aos grandes centros urbanos, utilizando as melhores tecnologias disponíveis para reprodução animal;
8- Estimamos que teremos um plantel inicial capaz de reproduzir as características desejadas em seus descendentes, no prazo de Dez anos, ou seja em 2016.

Características Gerais:

Aparência geral: o BullBras é de um cão tipicamente molossóide com acentuada característica abuldogada, onde estejam presentes com clareza, a força, a movimentação fluida para um cão do tipo Bull. A impressão de força deve sobrepujar levemente as outras características, com músculos bem desenvolvidos e com harmonia em suas formas, que não devem privilegiar as hipertipias. Um cão ligeiramente retangular;

Comportamento / Temperamento: Cão essencialmente de companhia, com um jeito vivaz, com extremo apego ao dono e amor incondicional por crianças;

Peso: de 33 a 38 Kg para machos e de 28 a 33 Kg para fêmeas, em idade adulta.

Altura: de 45 a 50 cm para machos e de 43 a 48 cm para fêmeas, na altura da cernelha, com cães em idade adulta.

Obs: Mais importante que a altura e o peso isoladamente é a harmonia das medidas do cão.

Cabeça: Maciça, larga, quadrada, crânio forte sem ser exageradamente grande, mantendo harmonia com a estrutura geral do cão, enrugada quando o cão está atento. O Centro de Gravidade do cão deve estar o mais elevado possível para que permita uma movimentação bastante fluida para cães deste porte. Bochechas bem desenvolvidas, masseter proeminente, focinho de médio para curto e largo, cana nasal larga e de comprimento variando entre 1/3 e ¼ do comprimento do crânio. Os lábios não devem ser pendentes. A circunferência do crânio medida circularmente à frente das orelhas deve ser superior de 2 a 7 cm, à altura do cão na cernelha. A mordedura deve ser em tesoura invertida com leve prognatismo, com dentição completa totalizando 42 dentes, stop marcado. Especificando melhor a questão da mordedura, está deverá apresentar um prognatismo de leve a moderado, onde os dentes incisivos e os caninos não fiquem à mostra quando o cão mantiver sua boca fechada ao natural. O termo “em tesoura invertida” será retirad, a partir desta versão 1.2.

Olhos: Afastados, de tamanho médio, arredondados, frontais, e a cor deve acompanhar  a cor da pelagem.


Nariz: Largo, carnudo, bem pigmentado, nas cores, preta, chocolate e cinza, acompanhando a cor da pelagem.

Orelhas: De inserção alta, pequenas a médias, o mais longe dos olhos e bem afastadas entre si, triangulares ou em rosa.

Pescoço: Forte, musculoso, com pouca barbela, pele grossa, mais aderentes aos músculos do que solta, o pescoço deve ser de comprimento médio, que sustente  a cabeça de forma ereta., mostrando altivez no cão, esteja este parado ou em movimento.

Membros anteriores: Ombros e braços de ossatura pesada, musculosos, fortes e retos, bem separados entre si. A angulação de ombro deve ser de aproximadamente 45 Graus e a escapulo umeral deve atingir os 90 graus.


Tronco: Peito amplo, sua circunferência deve ultrapassar de 20 a 25 cm a altura do cão na cernelha, deve ainda ser um pouco proeminente e profundo, atingindo a altura dos cotovelos. As costelas devem ser arredondadas, fazendo com que o cão fique com uma aparência roliça. Ombros largos. O Ventre deve ser ligeiramente retraído, dorso e lombo curtos e retos com garupa larga, praticamente reta e muito pouco descendente.

Membros posteriores: As pernas devem ser fortes com bastante musculatura nas coxas, bem aprumada, com angulação moderada, porém percebida, quando o cão está estático, dando-lhe uma razoável capacidade de propulsão quando em movimento, permitindo um alcance superior à maioria dos cães molossóides do mesmo porte. Para tanto as linhas de balanço posteriores, tanto a estática como a dinâmica devem manter um ângulo de aproximadamente 25 a 30 graus.


Pés: Devem ser arredondados, com bons aprumos, sendo que os anteriores podem estar ligeiramente voltados para fora.

Cauda: Deve ser implantada baixa com pregas, de comprimento de médio para curto, grossa na base.

Pelagem: Do ponto de vista visual será o ponto forte da raça, deverá ser macia ao toque, bastante densa e curta: Cores: Preta, chocolate e azul, sempre sólidas, podendo apresentar em todas as três cores a marcação “Tan”. O branco deve ser evitado e quando aparecer deverá ser apenas no peito, nas pontas dos pés e da cauda.
Sendo o Azul a diluição do Preto e o Chocolate a expressão do preto nos cães de nariz vermelho, os cães poderão ser cruzados entre suas cores, o cruzamento entre os cães azuis e chocolates não é recomendado. A partir da versão 1.2 será dada prioridade às três cores com as marcações Tan, tornando os cães bicolores. Os exemplares monocolores também farão parte do padrão mas com menor enfase. O cruzamento entre cães Chocolate e Azul está liberado a partir desta data, portanto a recomendação será retirada.

Autor: Wagmar de Souza

Att,

Wagmar
Canil Canchin

Data da versão 1.1:
São Paulo, 16 de junho de 2008, citando a inclusão dos Campeiros, substituindo os American Bulldogs. A decisão de incluir os Campeiros foi no mês de abril de 2008.

Data da  versão 1.2:
Avaré, 28 de março de 2011, citando a reinclusão dos American Bulldogs, a inclusão dos Boxers. A enfase nas cores com as marcações Tan, a retirada da questão da mordedura em tesoura invertida e reiterando a questão do prognatismo ser de leve a moderado, e ainda liberando o cruzamenteo entre chocolates e azuis.

9 comentários:

  1. Para um ótimo temperamento, o Boxer foi a escolha certa mesmo, não é a toa que foi usado também no Dogo Argentino.
    Parabéns pelos cães. Só tenho uma dúvida: O BullBras é a mesma coisa que os Rebel Bulls?

    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Mai uma dúvida:
    Vocês estão em busca de uma raça especialmente para companhia, que possua um ótimo temperamento, mas vocês estariam, além disso, preocupados em desenvolver uma raça que pode ser facilmente treinada?

    ResponderExcluir
  3. O Wagamar em conversa comigo, deixou bem claro uma coisa, a questão de serem um cão de COMPANHIA, a questão de serem facilmente treinada, realmente vou ter que perguntar a ele.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem. É que, mesmo não sendo nenhum especialista, sei que esta questão é muito importante, tanto ou até mais do que a estética, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. ola estou interessado em adiquirir um bulbras e gostaria de saber onde posso comprar ou se vcs vendem meu email e banda98@ymail.com meu nome e igor

    ResponderExcluir
  6. Amigo já pensou em incluir um pouco mais de boxer na linhagem e talvez o cane corso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele quer um cão dócil, o Cane Corso é efetivamente um cão de guarda com forte temperamento.

      Excluir
  7. Estou interessado e criar,aonde consigo adquirir essa raça
    Williamps_1973@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Gostaria de informações da raça, relacionamento com outros cães e como é para guarda. Valires de filhotes e se enviam para o sul?

    ResponderExcluir