Olibulls

Olibulls

OLIBULLS REBELS TEAM

OLIBULLS REBELS TEAM
Spartan, Onça e Mamute.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

RESPONSABILIDADE = AMOR!

Depois de todos esses anos envolvidos com a Cinofilia, vi "grandes criadores" que iriam ter o melhor canil de uma raça, virem e sumirem da cinofilia num passe de mágica.
Criar cães é um ato de amor, logo, de RESPONSABILIDADE!
É necessário estarmos atrelados ao dom maior, que é o amor. Quando você ama você se preocupa, você cuida, e é exatamente disso que os cães precisam, de cuidados!
A cada moda de uma nova raça ditada pelos seres humanos, seja através de um filme, uma propaganda, ou o que seja, sempre uma raça ou outra vai estar em evidência. Quando um exemplar de Rotweiller apareceu no clássico do cinema A Profecia, imediatamente ele se tornou o "cão do diabo", um desserviço enorme a raça, pois logos os "malvadões de plantão" tinahm como status ter um Rotweiller, pra terem na extenção da guia-coleira, a sua marra de maldade. Sou do tempo dos Pastores Alemães, que assim como os Dobermans eram "cães de nazista", logo odiavam negros, judeus...quanta ignorância!!!
E os Pitbulls? "Vamos dizimalos!!!!" - Quanta bossalidade!!!
Mas tem outros fenômenos, quando o cinema mostrou os 101 Dalmatas, que lindo, que bonitinho, todo mundo queria aqueles cachorrinhos de pintinhas pretas, uma gracinha, muito legal! Só esqueceram que aquele cachorro é um atleta, que precisa de exercícios físicos constantes, precisa de espaço, imaginem o quantidade de abandonos depois que esses seres humanos "apaixonados" pela raça chegavam em casa e encontravam cães com sofás e móveis destruidos, revistas e jornais rasgados pela casa...
E os Huskies!!! Coitados! Todo mundo queria aquela coisa linda de olhos azuis, que incrivel, alguns tinham um olho azul e outro de outra cor, caramba! Vamos comprar um destes!!! Só que ninguém se importou se ele era um cão que necessitava de cuidados especiais com o pêlo, que ele uiva, sim ele uiva em noites de lua cheia e ele necessita também, assim como todo e qualquer cão, de exercícios diários!
Um cão necessita de cuidados, sente fome, sêde, tem que ter um lugar limpo para dormir, livre de parasitas, requer limpeza cuidadosa, cão assim como crianças querem brincar, viver em bandos, ter momentos de liberdade!
Desejo que todos possam ter a especial experiência de conviver com um cão na sua totalidade, naquilo que ele pode oferecer dentro de um lugar, desejo que toda criança e adolescente tenha o privilégio de ter uma relação com um cão , fazendo com que essas crianças e adolescentes desenvolvam o dom de ter um ser vivo para cuidar, aprender a cuidar, se empenhar em ter um ser vivo bem tratado, amado, aprender a dividir seu tempo com coisas que darão prazer e bem estar a outro ser, isso é EXTREMAMENTE IMPORTANTE E ÚTIL na formação de uma criança, afinal quem nunca observou uma criança ao se deparar com um filhote de cão, brota ali naquele exato momento, naquele ser pequenino um talento nato de pai e mãe, de cuidar, de amar, de se tornar feliz pelo simples fato de ter um contato com um cão.
Poderia aqui narrar inúmeras histórias vivenciadas por mim em décadas de cinofilia, mas vou deixar uma que considero especial pra vocês;
quando tinha 11 anos de idade a minha mãe lutava contra um câncer no hospital, um certo dia veio a notícia pela manhã de sua morte, eu desci os degraus da escada e me sentei mais ou menos no meio da escada com as lágrimas escorrendo no rosto quando a cadela da minha vó, uma mixta de pequinês (típica da época) subiu os degruas com certa dificuldade, sentou-se ao meu lado e colocou sua cabeça no meu colo e chorou junto comigo.
Quem ama cuida!

Olivar Leite.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário